segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Ferramentas de ensino

O Blog como ferramenta de ensino


O que é o blog:

Blog vem da abreviação de Weblog: web (tecido, teia, Internet) e log (diário de bordo).
É um recurso que possibilita publicar textos, imagens e em alguns casos até mesmo áudio e vídeo. Cada publicação realizada é chamada de post.
Alguns blogs disponibilizam também o recurso de trackback, uma tecnologia que busca e publica no blog do usuário as referências realizadas em outros blogs ao seu post.


Como criar um blog:

Basta cadastrar-se em um serviço específico, sendo que grande parte é gratuita.
Após o cadastro já recebemos orientações passo-a-passo do que é necessário fazer para dar continuidade.
Para escolher o melhor serviço de blog, é importante explorar alguns blogs produzidos, entrar em contato com os autores e também explorar




Aplicação do blog no ensino:


Com linguagem coloquial, os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa.
Com os blogs, os alunos vêem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas.
Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o mestre que está ali para ensiná-los também está disposto a aprender no mesmo universo virtual em que eles adoram navegar.
Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados do Censo Escolar de 2005 mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade.
O país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores por aluno. Aqui, a média é de uma máquina para cada 50 alunos.

As Vantagens dos Blogs:
Os principais benefícios para professores e alunos

•Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno
cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.

•Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e
elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais
sobre o tema proposto.

•Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para
compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem.

•Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o
professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios,
exercícios e gabaritos.

•Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades
e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma.

•Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e
conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para
alunos e professores se dedicarem.

•Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos.E
também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível
com as aulas.

•Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de
"alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para
navegar com facilidade.
Fonte: Revista Época ed. 456 Fev./07


Referências bibliográficas:


Revista época. Quer aprender? Crie um blog.
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR76347-6014,00.html
Acesso: 10/08/2007

Vivencia pedagogica Utilizando. o Blog como Webfólio.
Disponivel em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/webfolio.html?page=0%2C4.
Acesso em: 20/08/2006

Nenhum comentário: