segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Relatório de estágio de observação docente

O presente relatório é uma análise de vivência docente realizado no mês de Maio, com carga horária de 10 h que acompanhamos junto ao Prof. Claudinei Ferreira; professor da disciplina de Geografia no ensino básico do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina.


A OBSERVAÇÃO DIDÁTICA

Estar a par da vivencia docente é fundamental para nos alunos do curso e licenciatura, desta maneira a disciplina Estagio e vivência descente vem elucidar algumas questões relevantes ao dia a dia dos professores em sala de aula.
A experiência de observar um professor em sala de aula, lidando com alunos do ensino médio e fundamental é proveitoso, no sentido de estarmos inseridos no meio em vamos exercer nossa profissão.
Nesse sentido de acompanhar algumas aulas, onde o professor segue um livro didático especifico e lida com alunos de diferentes faixas etárias é muito importante para que possamos projetar nossas expectativas e ganharmos experiência.



A ESCOLA

Nosso estagio de observação foi realizado junto no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, localizado na área central da cidade entre as ruas Piauí e Prof. João Candido.
O prédio da escola esta com a capacidade máxima de alunos que suporta, visto que cada serie possui quatro turmas diferentes, o que podemos notamos e que nos chamou a atenção é que este colégio possui alunos de vários bairros da cidade.
Apesar de ser uma escola publica possui uma entrada de pessoas controla por catracas eletrônicas, e vigias de guaritas que dão segurança aos alunos e professores.
Os funcionários do colégio são bem esclarecidos de suas funções, a secretaria, diretoria e orientação pedagógica são bem prestativas, por se tratar de um Colégio de Aplicação existe um grande numero de estagiários circulando nos corredores que permite uma maior troca de experiências.

OBSERVAÇÃO DAS AULAS

Série: 5.a C
Data: 03/05/2007
Tema da aula: Mapas Temáticos
Aula 01

No início da aula foi entregue uma folha de sulfite com o desenho do mapa do Brasil em sua divisão política dos estados. Ao utilizar o quadro negro, o professor passou aos alunos dados de vários estados brasileiros acerca do índice de desenvolvimento humano. Durante este período os alunos copiavam em seus cadernos estes dados.
Segundo o professor, o objetivo da atividade (com o mapa) é identificar os estados com o auxílio de um Atlas entregue a cada um dos alunos. Também foi explicado sucintamente o que é IDH. De posse daqueles índices passados anteriormente, o professor dividiu os mesmos em 3 categorias – IDH baixo, médio e alto.
Desta forma, os alunos deveriam pintar o mapa conforme as cores que foram associadas a cada categoria, sendo IDH baixo (amarelo); médio (laranja) e alto (marrom). Devido ao tempo, a atividade deveria ser terminada em casa.
Em alguns momentos a turma dispersava, porém o professor agia firmemente e controlava a situação. O material didático utilizado fora o livro Geografia Crítica, de William Vessentini.

Série: 7.a B
Data: 03/05/2007
Tema da aula: América Latina: Formação Histórica.
Aula 02

Esta é uma continuação da aula trabalhada no dia anterior, e de que não houve observação, e que trata de identificar territorialmente a América Latina. Fora exposto, para esta aula, um mapa com a divisão política das Américas. O professor explicou a diferença entre os desenvolvimentos dos países latinos devido aos fatores históricos que contribuíram para o quadro político, econômico, social e cultural daqueles.
Foi chamada a atenção para o tipo de colonização destes países, o que gerou discussões acerca do tópico, alguns trechos do livro didático eram lidos para embasar a explicação.

Serie: 7ª A
Data da aula: 03\05\07
Tema da aula: América Latina
Aula 03

Relatório:
Nesta aula foi utilizado o quadro negro para introdução da matéria, foi exposta a divisão do continente americano, com sua fisiografia: América do Norte, Central e do Sul.
O ponto mais explorado foi a divisão cultural da América: Anglo Saxônica e Latina, foi colocado no quadro um mapa político da América.
No decorrer da aula houve exposição oral sobre o tema, abordando conceitos históricos e culturais dos povos colonizados.
Os alunos demonstraram interesse pelo assunto, havendo muitas perguntas.
O livro didático foi usado para visualização dos mapas da América, o texto tratava da formação histórica que ocorreu entre colônia e metrópole.

Serie: 6ª C
Data: 03\05\07
Tema da aula: O espaço urbano: As funções da cidade.
Aula 04

Relatório:
Inicialmente o professor trabalhou com o conceito de cidade e de município, que já haviam sido passados na aula anterior.
O professor explicou que a cidade e a sede do município, e fez uma revisão curta da historia, e da importância das cidades, na aula de hoje foi tratada a importância da cidade.
Utilizou-se para tal o livro didático, havendo leitura por parte dos alunos e discussão sobre o assunto que demonstraram interesse sobre o assunto.
Foi pedido aos alunos que dessem exemplos de cidades e suas respectivas funções administrativas, turísticas e etc.
Posteriormente foi trabalhado o conceito de urbanização, e como tarefa os alunos deveriam pesquisar as conseqüências da urbanização no Brasil.

Série: 6ª B
Data: 04/05/2007
Tema da aula: Urbanização
Aula: 05

Relatório:
Nesta aula foram expostas no quadro-negro as causas da urbanização, e a relação entre as populações urbanas e rurais; foi escrito também sobre o processo de industrialização que não ocorre de forma igual no mundo.
Este conteúdo foi ministrado de forma oral, sendo que o professor questionava o assunto com os alunos. Continuando com o quadro-negro, foram apresentados os problemas que ocorreram nos países com industrialização tardia.
O problema da criminalidade gerou muita discussão entre os alunos. Nesta aula o livro didático não foi utilizado.

Série: 6ª C
Data: 04/05/2007
Tema da aula: Urbanização
Aula: 06

Relatório:
Esta aula tratou do mesmo assunto da aula anterior, os alunos desta sala também demonstraram interesse pelo assunto. O assunto foi passado no quadro-negro e exposto oralmente.

Série: 7ª B
Data: 04/05/2007
Tema da aula: América Latina
Aula: 07

Relatório:
Primeiramente, o professor passou um trabalho aos alunos que deveria ser apresentado nos dias 10 e 11 de maio. O tema são os países da América Latina. Deverão ser apresentado mapa, dados econômicos, populacionais, dados sociais. Este trabalho deverá ser feito em dupla. Cada dupla escolhia o país com quem trabalharia.
O professor explica os procedimentos que se resumiam à pesquisa no livro, internet. Deveria ser entregue a parte escrita do mesmo. No final será feita uma síntese de todos os dados levantados acerca dos países para se entender o processo de subdesenvolvimento e a sua influência sobre a atual situação de dependência dos países latinos.

Série: 7ª C
Data: 04/05/07
Tema da aula: América Latina
Aula: 08

Relatório:
Esta aula tratou do mesmo assunto da aula anterior, onde foi explicado o procedimento para realização do trabalho e cada dupla escolheu o país com o qual gostaria de trabalhar. Os alunos demonstraram interesse e fizeram várias perguntas.

Série: 8ª A
Data: 04/05/07
Tema da aula: O espaço geográfico e a globalização
Aula: 09

Relatório:
O professor colocou no quadro-negro em mapa-múndi e abordou o processo histórico da globalização. Foi exposto que o processo de globalização se deu por causa do avanço tecnológico, onde os diversos continentes poderiam se comunicar instantaneamente.
O professor salientou que as formas de produção se diversificaram pelo mundo e surgiram as empresas multinacionais, porém, nem todos os países participam de forma igualitária neste processo.
Os alunos se interessam pelo assunto e deram vários exemplos de como a globalização afeta suas vidas.

Série: 8ª C
Data: 07/05/2007
Tema da aula: Territórios e Fronteiras
Aula: 10

Relatório:
Nesta aula o professor continuou o trabalho iniciado em cima do que foi visto na aula sobre globalizado. Foi explicado que as fronteiras territoriais não têm mais limitações geografias exatas e que há hoje em dia uma grande comunicação entre os territórios.
Há uma maior flexibilização das pessoas que podem, por exemplo, circular dentro de vários países. O professor tratou também sobre os blocos econômicos mundiais, como forma encontrada pelos países integrantes de proteger suas economias.
Os alunos gostaram do tema, e foi passado como tarefa pesquisar em revistas, jornais e internet sobre os blocos econômicos.

Análise

Vivenciar sobre a ótica de professor o cotidiano de uma sala de aula é uma experiência inovadora, que nos permitiu conhecer melhor a interação aluno – professor e vislumbrarmos a dificuldades de se exercer a função de professor.
Este estágio foi importante na medida em que o conhecimento que foi adquirido é fundamental para que possamos nos portar bem perante uma sala de aula, e que possamos exercer a profissão de uma maneira que cumpra nossas expectativas.

Nenhum comentário: